Vestibular UNIVASF 2018

Vestibular UNIVASF 2018
5 (100%) 1 vote

A Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF foi criada em 2002, com natureza de fundação, estando localizada na cidade de Petrolina, Estado de Pernambuco.

A UNIVASF nasceu com a missão de ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária, atuando diretamente no semiárido e no Vale do São Francisco.

Uma proposta inovador da UNIVASF é introduzir na sua concepção de criação, como atividade curricular obrigatória e percentual mínimo de contemplação de cargas horárias nos cursos, os Núcleos Temáticos Multidisciplinares e as Disciplinas Eletivas, respectivamente com 20 e com 10% de carga horária.

publicidade

Vestibular Univasf 2018

Os Núcleos Temáticos Multidisciplinares abordam a formação profissional dos cursos de graduação, exercitando o envolvimento de professores e estudantes com as questões locais e regionais ligadas aos mesmos. As Disciplinas Eletivas permitem aos estudantes uma maior flexibilização de sua formação profissional, possibilitando que 10% da carga horária de sua formação seja alcançada livremente, dentre todas as disciplinas dos demais cursos existentes na UNIVASF.

A UNIVASF é a única universidade federal criada com a missão de desenvolvimento regional e, atualmente, está atuando nos campi situados nas cidades de Petrolina, em Pernambuco; Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia; e São Raimundo Nonato, no Piauí.

Dentre as iniciativas da UNIVASF está a criação da WebTV Caatinga, uma plataforma virtual educativa da instituição, que tem como objetivo promover as viabilidades do território do semiárido, através de programas e reportagens, prestando serviços nas áreas de comunicação, educação e cultura, por meio de uma programação com temáticas diversificadas, como ciência, saúde e meio ambiente.

Outra iniciativa é o Projeto Escola Verde, nascido para investigar as dificuldades da região e promover ações no sentido de minimizar os problemas identificados, a partir da participação das comunidades escolares.

O Projeto Escola Verde é uma pesquisa aplicada, de caráter qualiquantitativo, desenvolvido nas escolas de ensino fundamental, médio e superior da região do Vale do São Francisco, cujas atividades de pesquisa servem para embasamento e direcionamento das ações a serem tomadas para melhoria de vida do nordestino.

publicidade

As ações do Projeto Escola Verde consistem em seminários temáticos interdisciplinares e oficinas, viando parte da capacitação dos professores para a promoção das atividades escolares na educação cotidiana, implantação de coleta seletiva de lixo, arborização das escolas, estímulo na institucionalização da educação ambiental como prática pedagógica interdisciplinar, além de elaboração de material didático com a participação das comunidades escolares envolvidas no processo.

Vestibular UNIVASF em 2018: Como Fazer

Os candidatos interessados em ingressar na UNIVASF devem primeiro fazer a prova do Enem e, posteriormente, concorrer a uma das vagas ofertadas pela instituição de ensino. De acordo com a Lei de Cotas, a UNIVASF reserva 50% das vagas para alunos provindos de escolas públicas, que tenham feito nelas todo o ensino médio.

Clique aqui e faça sua inscrição

UNIVASF 2018: Cursos oferecidos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco possui atualmente 6 centros de estudos, ofertando os seguintes cursos para o vestibular 2018:

  • UNIVASF Petrolina – Campus Centro: Administração, Enfermagem, Educação, Física, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Medicina;
  • UNIVASF Petrolina – Campus Ciências Agrárias: Ciências Biológicas, Engenharia, Agronômica, Medicina Veterinária, Zootecnia;
  • UNIVASF Juazeiro (BA): Artes Visuais, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação. Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção;
  • UNIVASF Senhor do Bonfim: Ciências da Natureza;
  • UNIVASF São Raimundo Nonato: Arqueologia e Preservação Patrimonial, Ciências da Natureza;
  • UNIVASF Paulo Afonso: Medicina.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco está inserindo regionalmente os três Estados em que está instalada, e promovendo ações que podem mudar a vida do sertanejo nordestino.

Você pode conhecer melhor os projetos da UNIVASF e entender a natureza da aplicação de seus recursos na comunidade do semiárido, visitando o site da instituição, no endereço: http://www.univasf.edu.br

4 comentários em “Vestibular UNIVASF 2018

  • abril 28, 2016 a 2:27 pm
    Permalink

    como faco pra entra numas dessas areas gratuitamente

    Responder
    • fevereiro 9, 2017 a 8:42 pm
      Permalink

      Meu anjo primeiro vc faz o Enem e dependendo de sua nota vc pode concorrer a uma das vagas da Unisvasf. Espero ter ajudado com o pouco que expliquei. kiss

      Responder
  • abril 28, 2017 a 12:27 am
    Permalink

    Vestibular especial para portador de diploma

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *