Vestibular UnB

Vestibular UnB
5 (100%) 1 vote

A Universidade de Brasília – UnB é uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do Brasil, o que faz que a demanda de candidatos que procuram por seu vestibular seja maior do que qualquer outra Universidade.

Vestibular UNB 2018

Sendo uma Universidade pública federal, mantida pela União através dos recursos do Ministério da Educação, a Universidade de Brasília, fundada em 1962, tornou-se a maior referência em ensino superior da região Centro-Oeste, sendo considerada também entre as melhores em todo o território nacional. Atualmente, a UnB possui quatro campus nas regiões da Asa Norte, onde está instalado o Campus Darcy Ribeiro, em Planaltina, com a Faculdade UnB Planaltina, no Gama, com a Faculdade UnB Gama e em Ceilândia, com a Faculdade UnB Ceilândia, além de estar com as instalações da Faculdade de Paranoá em andamento.

publicidade

Vestibular UnB

Tradicionalmente, o Vestibular UnB é promovido no segundo semestre, sendo sempre organizado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe). Este ano, o edital para inscrições ainda não foi divulgado e, se você estiver interessado em ingressar na Universidade de Brasília precisa ficar atento às informações prestadas no site da instituição, http://www.unb.br, acompanhando todos os passos do vestibular.

Além do vestibular tradicional, a Universidade de Brasília também oferece outras formas de admissão em seus cursos.

Uma delas é o PAS – Programa de Avaliação seriada, uma alternativa de acesso que é realizada ao final de cada um dos três anos do Ensino Médio, cobrando o conteúdo programático de uma maneira mais diluída, verificando o aprendizado do aluno.

Vagas através do Enem – Vestibular UnB 2018

Outra forma é o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que disponibiliza vagas através do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, utilizando as notas obtidas no Enem para classificar os candidatos.

O processo de Transferência Facultativa é outro método seletivo, porém mais complicado, para os estudantes de outras instituição de Ensino Superior que queira a transferência para a UnB. No caso de aprovação, esses candidatos podem aproveitar as matérias já cursadas em sua instituição de origem.

Para os diplomatas e seus dependentes em missão no Brasil, para os militares e funcionários públicos e seus dependentes, transferidos para o Distrito Federal, que estiverem cursando universidades públicas em seus locais de origem, a UnB oferece a Transferência Obrigatória, aceitando esses alunos em curso.

publicidade

Os que estejam já formados em cursos de nível superior também podem optar pelo Processo Seletivo de Portadores de Diploma de Curso Superior, inscrevendo-se em processo específico do Cespe com vistas a preencher vagas ociosas na Universidade de Brasília (uma condição que nem sempre está disponível, mas que é referência para a UnB).

Os alunos de outros países também podem participar dos cursos da UnB através do Intercâmbio e Convênios, utilizando-se de contratos e acordos promovidos com as embaixadas internacionais.

Cursos UnB 2018

A Universidade de Brasília trabalha com cursos presenciais e à distância. Para a modalidade presencial, os cursos estão divididos em quatro áreas: Ciências da Vida, Ciências Exatas, Humanidade e Artes e Letras:

  • UnB Campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto): Administração, Agronomia, Arquitetura e urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciência Política, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais, Comunicação Organizacional, Comunicação Social, Desenho Industrial, Direito, Educação Física, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Estatística, Filosofia, Física, Geofísica, Geografia, Geologia, Gestão de Políticas Públicas, Gestão do Agronegócio, Gestão em Saúde Coletiva, História, Letras, Letras – Tradução, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Museologia, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Relações Internacionais, Serviço Social, Turismo.

  • UnB Planaltina: Bacharelado em Gestão do Agronegócio, Licenciatura em Ciências Naturais, Gestão Ambiental, Licenciatura em Educação do Campo.

  • UnB Ceilândia: Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão de Saúde, Terapia Ocupacional.

  • UnB Gama: Engenharia Automotiva, Engenharia de Energia, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Software.

Para a modalidade de Ensino à Distância, a UnB possui 10 cursos de graduação: Bacharelado em Administração, Licenciatura em Biologia, Letras, Música, Pedagoga, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *