Vestibular UNB 2017

Vestibular UNB 2017
Rate this post

Vestibular UNBA Universidade de Brasília (UnB) é, atualmente, a maior referência de ensino superior na região Centro-Oeste. É uma universidade pública federal, mantida pela União através de recursos do Ministério da Educação. Foi fundada em 1962, possuindo hoje quatro campus nas regiões da Asa Norte (Campus Darcy Ribeiro), Planaltina (Faculdade UnB Planaltina), Gama (Faculdade UnB Gama), Ceilândia (Faculdade UnB Ceilândia) e Paranoá (em instalação). O vestibular UNB 2016, contará com diversos cursos em diversas áreas.

Vestibular UNB  2017 – Sobre a Universidade

O Campus Darcy Ribeiro é o mais antigo, abrigando a maior parte dos cursos e órgãos administrativos, além da reitoria e da Biblioteca Central. Em Planaltina estão os cursos voltados para as ciências agrárias, enquanto em Gama concentram-se os cursos de Engenharia e em Ceilândia, os cursos da área de saúde.

Por ser uma universidade gratuita, além de possuir grande prestígio, a demanda de candidatos é muito grande. O concurso do vestibular é promovido pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), geralmente ocorrendo no mês de junho para ingresso no segundo semestre letivo do ano.

publicidade

Além da forma tradicional de vestibular, a UnB oferece outras formas de ingresso na instituição, como informamos a seguir:

  • Programa de Avaliação Seriada (PAS), alternativa de acesso realizada ao término de cada um dos três anos do Ensino Médio, com prova de conteúdo programático aplicada de forma diluída, embora não sendo uma prova considerada das mais fáceis;
  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando as notas do Enem para classificar os candidatos. Vale lembrar que, para o vestibular UnB 2016, metade das vagas serão preenchidas através do Sisu;
  • Transferência Facultativa, um processo mais complicado, que pode ser usado para transferir-se de outra instituição, que deve ser aprovado pela Universidade de Brasília, podendo aproveitar as matérias cursadas em outra instituição;
  • Transferência Obrigatória, que serve unicamente para uso de diplomatas e dependentes em missão no Brasil, militares e funcionários públicos e seus dependentes, quando transferidos para o Distrito Federal, e que estiverem cursando universidades públicas em suas localidades de origem;
  • Processo Seletivo de Portadores de Diploma de Curso Superior, para quem já é formado em outro curso de nível superior, que queira aproveitar vagas ociosas na universidade;
  • Intercâmbio e Convênios, destinados a alunos de outros países, que podem entrar na universidade através de contratos e acordos promovidos com embaixadas internacionais.

Vestibular UNB – Cursos em 2017

A Universidade de Brasília oferece cursos presenciais e à distância. Na modalidade presencial, os cursos estão divididos em quatro áreas: Ciências da Vida, Ciências Exatas, Humanidade e Artes e Letras:

publicidade
  • UnB Campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto): Administração, Agronomia, Arquitetura e urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciência Política, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais, Comunicação Organizacional, Comunicação Social, Desenho Industrial, Direito, Educação Física, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Estatística, Filosofia, Física, Geofísica, Geografia, Geologia, Gestão de Políticas Públicas, Gestão do Agronegócio, Gestão em Saúde Coletiva, História, Letras, Letras – Tradução, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Museologia, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Relações Internacionais, Serviço Social, Turismo.
  • UnB Planaltina: Bacharelado em Gestão do Agronegócio, Licenciatura em Ciências Naturais, Gestão Ambiental, Licenciatura em Educação do Campo.
  • UnB Ceilândia: Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão de Saúde, Terapia Ocupacional.
  • UnB Gama: Engenharia Automotiva, Engenharia de Energia, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Software.

 Vestibular UNB – Inscrições 2017

No Ensino à Distância, a Universidade de Brasília mantém 10 cursos de graduação, entre os quais: Administração, Licenciatura em Biologia, Letras, Música e Pedagogia. As datas para o vestibular UNB 2016 ainda não foram definidas, mas os interessados podem acompanhar as informações através do endereço: http://www.cespe.unb.br .

4 comentários em “Vestibular UNB 2017

  • novembro 28, 2015 a 4:53 pm
    Permalink

    informaçoes do edital do vestibular unb 2016 mim mantem por email, se possivel o conteudo.obrigado

    Responder
  • dezembro 19, 2015 a 4:27 pm
    Permalink

    calendário para inscrição vestibular unb artes cênicas, fotografia, fotografia

    Responder
  • maio 2, 2016 a 11:55 am
    Permalink

    Após o pagamento do vestibular, quando e onde eu recebo as informações sobre a prova. Ex:. data, horário, fixa de inscrição etc. ?

    Responder
  • maio 12, 2016 a 8:12 pm
    Permalink

    estão abertas também a inscrições para o curso de Artes Cênicas ?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *