Vestibular UFS 2018

Vestibular UFS 2018
5 (100%) 1 vote

A criação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Química, em 1948, seguida da Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia, em 1950, da Escola de Serviço Social, em 1954, e da Faculdade de Ciências Médicas, em 1961 propiciaram o número mínimo necessário de escolas de nível superior para que Sergipe pleiteasse a fundação de uma Universidade.

O processo de criação da Universidade de Sergipe começou em 1963, sendo concretizada em 1967 e efetivada em 1968. Na época, surgiram duas possibilidades de regime para a instituição: como autarquia, situação defendida por alguns setores, e Fundação Federal, pelo Conselho Federal de Educação.

Vestibular UFS 2018

publicidade

A melhor opção foi então a instituição da Fundação Universidade Federal de Sergipe, integrada ao sistema federal de ensino superior, incorporando todos os cursos superiores existentes no Estado.

Em 1978, novas diretrizes do Ministério da Educação fizeram com que a UFS reformulasse o currículo de seus 23 cursos e os distribuíssem em quatro unidades de ensino existentes até hoje, para proporcional uma reforma administrativo-acadêmica: Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH).

Na década de 1980 aconteceu a transferência gradativa da universidade para suas novas instalações, no Campus Universitário de São Cristóvão, na Grande Aracaju. Em 1987, o campus passou a ser denominado Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos.

Atualmente, a UFS possui, além do campus de São Cristóvão, os campi de Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior), de Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), Campus de Laranjeiras e o Campus de Lagarto, instalados mais recentemente.

Nos próximos anos ainda será instalado o Campus Sertão, que estará localizado no município de Nossa Senhora da Glória.

O vestibular da Universidade federal de Sergipe pelo Enem

Os alunos interessados em participar do Vestibular para 2018 da Universidade Federal de Sergipe devem prestar o Exame Nacional de Ensino Médio deste ano e fazer a inscrição no site da UFS, http://www.ufs.br, onde poderão encontrar o cronograma para o vestibular, acompanhando as informações postadas.

A Universidade Federal de Sergipe também adota a Lei de Cotas, a exemplo das outras instituições de ensino superior ligadas ao governo federal, destinando 50% de suas vagas de graduação aos alunos egressos do ensino médio em escolas públicas, que tenham feito todo o curso nessas instituições.

publicidade

Cursos UFS 2018

Distribuídos entre seus campi, o vestibular da UFS para 2018 está oferecendo os seguintes cursos, de acordo com o site da instituição, em sua modalidade de cursos presenciais:

  • UFPE Itabaiana: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Física, Geografia, Letras Português, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação.

  • UFS Laranjeiras: Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Dança, Museologia, Teatro.

  • UFS Lagarto: Educação em Saúde, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional.

  • UFS São Cristóvão: Administração, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Ciências Aturiais, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social – Habilitação em Jorrnalismo, Comunicação Social – Habilitação em Audiovisual, Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, Direito, Design, Ecologia, Educação Física, Educação Física – Habilitação em Ciência da Atividade Física e do Esporte), Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica – Habilitação em Eletrônica, Engenharia Elétrica – Habilitação em Eletrotécnica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Física Médica, Física – Habilitação em Astronomia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Letras, História, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música – Habilitação em Educação Musical, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Industrial, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Secretariado Executivo, Serviço Social, Turismo, Zootecnia.

A Universidade Federal de Sergipe também oferece para 2018 a modalidade de Educação à Distância, oferecendo os cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras (Português), Matemática e Química.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *