Vestibular UFPE

Vestibular UFPE
5 (100%) 2 votes

A Universidade Federal de Pernambuco – UFPE é hoje uma das melhores instituições de ensino brasileiras, em graduação e pós-graduação, além de pesquisa científica, sendo considerada a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações do MEC.

As avaliações levam em conta, para a graduação, o desempenho dos candidatos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade, a estrutura das instituições e o investimento em professores e nos cursos, reunidos no Índice Geral de Cursos, e da titulação e produção científica dos professores da pós-graduação, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Vestibular UFPE 2018

publicidade

Nos últimos anos, a UFPE expandiu sua atuação, abrangendo atualmente três campi, localizados no Recife, em Vitória de Santo Antão e em Caruaru, ampliando sua interação com a sociedade e criando novos cursos para atender à demanda social e econômica de Pernambuco, oferecendo maiores oportunidades para interessados em cursar um curso de nível superior.

Entre 2005 e 2018 a UFPE criou perto de 2,5 mil vagas em cursos de graduação, implantando cursos como Cinema, Arqueologia, Museologia, Dança, Sistemas de Informação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Energia e Engenharia Naval.

A UFPE começou sua história em 1946, através da Universidade do Recife, que reunia a Faculdade de Direito do Recife, a Escola de Engenharia de Pernambuco, a Faculdade de Medicina do Recife, com as escolas anexas de Odontologia e Farmácia, a Escola de Belas Artes de Pernambuco e a Faculdade de Filosofia do Recife.

Em 1948 começou a construção do campus universitário, através da escolha de terrenos, acabando os coordenadores por se decidir pelo loteamento na Várzea, mesmo espaço onde funcionou antes o Engenho do Meio, onde está atualmente a Universidade Federal de Pernambuco. A escolha aconteceu em virtude existir uma avenida projetada para o local, além das condições climáticas e da topografia do terreno.

Os recursos utilizados para aquisição do terreno e implantação do campus foram gerados pelo governo do Estado, que alocou uma parte dos impostos sobre vendas e consignações para o projeto. Os primeiros prédios construídos no campus foram o Broteiro, espaço destinado à criação de animais, que ficou na área onde hoje estão o Departamento de Nutrição e o Centro de Ciências da Saúde.

publicidade

Vestibular UFPE 2018

Desde este ano, o ingresso na UFPE é feito pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu. Os interessados em ingressar na universidade precisam fazer a prova do Enem, classificar-se e, posteriormente, concorrer a uma das vagas oferecidas. Apenas os cursos de Música e Dança são submetidos a provas de habilidades específicas.

O vestibular da Universidade Federal de Pernambuco também adota a Lei de Cotas, destinando os 50% de vagas ofertadas aos estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas.

Para você, que está interessado em ingressar na UFPE, o site da instituição é http://www.ufpe.br, onde poderá encontrar todas as informações necessárias para participar do vestibular UFPE 2018.

Cursos UFPE 2018

A Universidade Federal de Pernambuco irá abrir vagas para os seguintes cursos presenciais no ano letivo de 2018:

  • UFPE Recife: Administração, Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Atuariais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência Política, Cinema, Dança, Direito, Gestão da Informação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo, Programação Visual, Projeto do Produto, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia, Engenharia Biomédica, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Minas, Engenharia Naval, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica Eletrônica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geologia, Hotelaria, Medicina, Museologia, Música – Canto, Música – Instrumento, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Química Industrial, Secretariado, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Turismo, Oceanografia.
  • UFPE Caruaru: Administração, Ciências Econômicas, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Física, Matemática, Pedagogia e Química.
  • UFPE Vitória de Santo Antão: Enfermagem, Nutrição e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Além dos cursos presenciais, a UFPE também oferece a modalidade de Educação à Distância, com os cursos de Ciências Contábeis e Licenciaturas em Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola) e Matemática.

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *