Vestibular UFPB 2018 – Inscrições e Cursos

Vestibular UFPB 2018 – Inscrições e Cursos
5 (100%) 1 vote

A Universidade Federal da Paraíba – UFPB foi criada em 1955 e instalada com o título de Universidade da Paraíba, reunindo algumas escolas superiores já existentes no Estado. Em 1960, com a sua federalização, incorporou as estruturas universitárias existentes nas cidades de João Pessoa e de Campina Grande.

A partir da federalização, a UFPB desenvolveu uma estrutura multicampi, descentralizando o sistema de ensino superior e alcançando sete campi, implantados atualmente nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Areia, Bananeiras, Patos, Souza e Cajazeiras.

No ano de 2001, a UFPB passou pelo desmembramento de quatro de seus sete campi, separando-se o de Campina Grande, que se transformou na Universidade Federal de Campina Grande, que incorporou também o de Cajazeiras, Patos e Souza.

publicidade

Vestibular UFPB 2018

Dentro do plano de expansão das instituições públicas de ensino superior, a UFPB criou, em 2005, mais um campus, no litoral norte do Estado da Paraíba, abrangendo os municípios de Mamanguape e Rio Tinto.

Nos últimos anos, a UFPB conseguiu dobrar de tamanho e hoje é a instituição de ensino superior do Nordeste que oferece o maior número de vagas em seu processo seletivo, com mais de 8 mil vagas, distribuídas pelo Processo Seletivo Seriado (PSS) e pelo Enem/Sisu.

O nível de ensino da Universidade Federal da Paraíba é dos mais eficientes do Nordeste. Nas avaliações do ensino superior, o Ministério da Educação utiliza o Índice Geral de Cursos Avaliados na Instituição, o IGC, que vai de 1 a 5. A Universidade Federal da Paraíba tem IGC igual a 4. Na pós-graduação, mais de 60% dos cursos obtiveram conceitos do sistema MEC/CAPES acima da nota média. A pesquisa e a produção científica da Universidade Federal da Paraíba são referências nacionais e internacionais.

Além dos cursos normais de nível superior, a UFBP também tem os cursos de extensão, atuando em 8 áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho. A UFPB oferece o Programa de Bolsas de Extensão, PROBEX, para estudantes de graduação com recursos da própria universidade, de editais do Ministério da Educação e de incentivos provindos de entidades públicas e privadas.

Vestibular UFPB 2018

A Universidade Federal da Paraíba, a exemplo de outras instituições de ensino superior, também optou pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, para o ingresso de novos alunos. Os interessados, portanto, devem fazer a inscrição no site da UFB e prestar o exame do Enem, podendo, depois, concorrer a uma das vagas oferecidas pela UFPB.

publicidade

A Universidade também concede o direito à Lei de Cotas, encaminhando 50% dos candidatos que fizeram totalmente o ensino médio em escolas públicas para as vagas oferecidas.

Para o ano de 2018, as inscrições do vestibular da UFB encerraram-se em agosto e quem fez a inscrição deve acompanhar as informações do site da Universidade, http://www.ufpb.br, para saber dos procedimentos para ingresso em 2018.

Vestibular UFPB 2018: Cursos Oferecidos

Os cursos presenciais oferecidos pela UFPB para 2018 são os seguintes:

  • UFPB Campus I: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Economia, Educação Física, Educação Musical, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Mídias Digitais, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Industrial, Serviço Social, Tradução, Turismo;
  • UFPB Campus II: Agronomia, licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia;
  • UFPB Campus III: Agroindústria, Administração – com habilitações em Administração de Cooperativas e Administração de Agroindústria, licenciatura em Ciências Agrárias, Pedagogia;
  • UFPB Campus IV: Ecologia, licenciatura em Matemática, licenciatura em Ciências da Computação, Hotelaria, Secretário Executivo Bilingue, Gestão de Negócios, Design, Ciências Contábeis, Pedagogia, Sistemas da Informação, Antropologia e Culturas Indígenas.

A UFPB também possui cursos no sistema de Ensino à Distância, oferecendo para os interessados graduação em Letras, Matemática, Pedagogia, Ciências Naturais, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias.

publicidade

9 comentários em “Vestibular UFPB 2018 – Inscrições e Cursos

  • janeiro 10, 2016 a 2:06 am
    Permalink

    o meu sonho é ser uma das alunas da ufpb;

    Responder
  • maio 5, 2016 a 2:33 pm
    Permalink

    o cruso de Tecnologia em Segurança No Trabalho não tem na UFPB, ou Especialização na área. Por gentileza mande resposta. Grace/JP/PB.

    Responder
  • maio 5, 2016 a 2:34 pm
    Permalink

    Todos os cursos que estão nos campos de 1 a 5 porém são de maxima importância OK. Grace

    Responder
  • maio 19, 2016 a 10:18 am
    Permalink

    Bom dia, esse curso e gratuito, e e pela EAD, EU GOSTARIA DE FAZER PEDAGOGIA!

    Responder
  • junho 7, 2016 a 8:39 pm
    Permalink

    gostaria de saber se é oferecido o curso de libras ou teologia

    Responder
  • junho 20, 2017 a 3:44 pm
    Permalink

    Olá, gostaria de saber se esses cursos são gratuitos e se pessoas de outro estado como de Pernambuco podem fazer ?

    Responder
  • junho 20, 2017 a 3:49 pm
    Permalink

    Olá, gostaria de saber se esses cursos são gratuitos e se pessoas de outros estados podem fazer o vestibular tanto a ead e/ou presencial?

    Responder
  • julho 4, 2017 a 10:57 am
    Permalink

    Engenharia Civil e Pedagogia faz exatamente no campus de qual cidade ?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *