UFMA Cursos

UFMA Cursos
Rate this post

A Universidade Federal do Maranhão teve sua origem com a antiga Faculdade de Filosofia de São Luís do Maranhão, fundada em 1953 pela Academia Maranhense de Letras, da Fundação Paulo Ramos e da Arquidiocese de São Luís.

Criada em 1958 e reconhecida em 1961, congregava a Faculdade de Filosofia, a Escola de Enfermagem São Francisco de Assis, a Escola de Serviço Social e a Faculdade de Ciências Médicas, agregando posteriormente a Faculdade de Direito, a Escola de Farmácia e Odontologia e a Faculdade de Ciências Econômicas.

A administração da UFMA ficou a cargo de um Conselho Diretor composto de seis membros titulares e dois suplentes, nomeados pelo governo federal, que inaugurou, em 1971, a primeira unidade do campus do Bacanga, o prédio “Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco”, começando então a mudança de todos os cursos para o novo campus.

publicidade

Vestibular UFMA 2016

A história da Universidade Federal do Maranhão, suas relíquias e seus tesouros patrimoniais e arquitetônicos, estão devidamente catalogados e em exposição permanente no Memorial Cristo Rei, no térreo da Reitoria, na praça Gonçalves Dias, em São Luís.

O Palácio Cristo Rei, onde funciona a sede da Reitoria da Universidade Federal do Maranhão, é um marco da arquitetura colonial de São Luís, tendo sido construído em 1877. Seus primeiros proprietários pertenciam a uma tradicional família maranhense que, mais tarde, fizeram a doação do prédio para o clero católico, transformando-se na primeira sede da Diocese de São Luís, abrigando mais tarde a antiga Faculdade de Filosofia. Apesar de ter parte de sua estrutura destruída por um incêndio, em 1991, o Palácio Cristo Rei foi totalmente recuperado, sendo hoje um símbolo da antiga arquitetura maranhense.

Com mais de três décadas de existência, a Universidade Federal do Maranhão vem contribuindo, de maneira significativa, para o desenvolvimento do Estado do Maranhão, formando profissionais nas mais diversas áreas de conhecimento em nível de graduação e pós-graduação, empreendendo pesquisas voltadas aos principais problemas do Estado e da região Nordeste do Brasil, desenvolvendo atividades de extensão que abrangem ações de organização social, de produção e inovações tecnológicas, de capacitação de recursos humanos e de valorização da cultura.

Vestibular da UFMA para 2017

A Universidade Federal do Maranhão também adota o Enem e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como critério para o vestibular 2017. Os interessados em ingressas na UFMA devem fazer a prova do Enem e, com a classificação conseguida, concorrer a uma das vagas oferecidas.

publicidade

A UFMA adota a Lei de Cotas, destinando 50% das vagas de graduação aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. As informações devem ser acompanhadas através do site da instituição, http://www.ufma.br.

Os cursos UFMA 2017

Os cursos presenciais de graduação oferecidos pela UFMA para o ano letivo de 2017 são os seguintes:

  • UFMA São Luis: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Imobiliárias, Comunicação Social/Jornalismo, Comunicação Social/Radio e TV, Comunicação Social/Relações Públicas, Direito, Hotelaria, Pedagogia, Turismo, Serviço social, Ciência e Tecnologia, Ciência da Computação, Design, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Química Industrial, Química, Física, Matemática, Ciências Sociais, Artes Visuais, Geografia, História, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Frances, Música, Psicologia, Teatro e Filosofia.

  • UFMA Imperatriz: Ciências Humanas-Sociologia, Ciências Naurais-Biologia, Ciências Contábeis, Comunicação Social/Jornalismo, Direito, enfermagem, Engenharia de Alimentos e Pedagogia.

  • UFMA Chapadinha: Agronomia, Ciências Biológicas e Zootecnia.

  • UFMA Bacabal: Ciências Humanas/Sociologia e Ciências Naturais/Física.

  • UFMA Codó: Informática. Ciências Naturais e Ciências Humanas/História.

  • UFMA Grajaú: Ciências Humanas/Geografia e Ciências Naturais/Química.

  • UFMA Pinheiro: Ciências Humanas – História/Filosofia e Ciências Naturais/Biologia.

  • UFMA São Bernardo: Ciências Humanas/Sociologia, Ciências Naturais/Química, Licenciatura em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa e Licenciatura em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa / Música.

  • UFMA Balsas: Ciência e Tecnologia.

Além dos cursos presenciais, a UFMA oferece, na modalidade Educação à Distância, os cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Biológicas, Pedagogia, Artes Visuais, Teatro, Química e Matemática.

9 comentários em “UFMA Cursos

  • outubro 27, 2015 a 3:54 pm
    Permalink

    Gostaria de saber os procedimentos para poder mim inscrever no UFMA? O que devo fazer para poder me matricular?

    Responder
  • maio 25, 2016 a 1:04 pm
    Permalink

    Olá!
    Gostaria de saber qual o site que posso fazer a inscrição para o vestibular?

    Responder
  • janeiro 13, 2017 a 11:00 am
    Permalink

    Olá tudo bem?
    Bom eu gosta de saber o que devo fazer para adquirir uma varga, de inscrição e quais são as formas e onde devo mim escrever pois, preciso muito saber!!!
    Obrigada pela compreensão….

    Responder
  • janeiro 30, 2017 a 9:02 pm
    Permalink

    Gostaria de fazer psicologia na UFMA como consigo?. . Sem ser pela nota do enem?

    Responder
  • fevereiro 3, 2017 a 5:47 pm
    Permalink

    Ola como faço para entra no curso de teatro ?

    Responder
  • fevereiro 13, 2017 a 3:29 pm
    Permalink

    Meu grande sonho é me formar em psicologia como deve fazer para conseguir fazer minha inscrição? essas oportunidade é apenas para quem fez o Enem?

    Responder
  • maio 15, 2017 a 12:50 am
    Permalink

    gostaria de saber si participa so quem fizer o enem ?

    Responder
  • julho 6, 2017 a 11:29 pm
    Permalink

    Olá! gostaria de saber como faço para ingressar sem ser com a nota do Enem para Enfermagem?

    Responder
  • julho 7, 2017 a 1:06 pm
    Permalink

    Gostaria de saber qual o site que posso fazer a inscrição para o vestibular?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *