Vestibular UFERSA

Vestibular UFERSA
5 (100%) 1 vote

A Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA completou em agosto de 2015 os seus primeiros dez anos de atuação. Juntando esse tempo com a sua origem, a antiga Escola Superior de Agronomia de Mossoró, são 48 anos de uma história de desenvolvimento do semiárido, fomentando as transformações da região.

Atualmente a UFERSA está presente em Mossoró, onde tem o seu Campus Sede, e os campi de Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e, em breve, também em Assu. Com seu ritmo de expansão, a universidade é um constante canteiro de obras. São 41 projetos em andamento, entre novas construções e a reforma e manutenção de antigas instalações, num investimento superior a 67 milhões de reais.

Isso torna a UFERSA, atualmente, cinco vezes maior do que a antiga Escola Superior de Agronomia, que saiu de um espaço de 23 quilômetros quadrados para 132 mil, nos 4 campi. Enquanto eram oferecidos 4 cursos de graduação, atualmente são 41 de graduação e 13 de pós-graduação.

publicidade

Vestibular UFERSA 2018

A instituição atende diariamente mais de 1.500 alunos com almoço e jantar no Restaurante Universitário, um número que deverá dobrar em pouco tempo. Na Moradia Universitária, a Vila Acadêmica, o número de 310 estudantes irá para 840 quando terminarem as construções.

Somente entre servidores técnico-administrativos e professores, a UFERSA comporta 1.180 profissionais, 622 professores de diversas áreas e 558 técnicos distribuídos em 65 áreas de atuação.

Em 10 anos, a população acadêmica está cinco vezes maior do que em 38 anos de Escola Superior e, atender a toda essa demanda que produz pesquisa, extensão e ensino, faz com que a UFERSA tenha uma infraestrutura arrojada, com 114 salas de aula, 188 laboratórios, 200 instalações administrativas e 371 salas de professor.

A frota da UFERSA possui 78 veículos que já rodaram mais de 1 milhão e 600 mil quilômetros em todos os percursos feitos até 2018.

Só para comparar, o tráfego da internet na UFERSA é 9 terabytes diários, nos 2 mil computadores e 30 quilômetros de fibra ótica. O Portal UFERSA tem atualmente 8 mil visitas diárias, com picos de 15 mil acessos.

Diante de tanto arrojo e tanta tecnologia, não há como não entender que a UFERSA é hoje uma das grandes alavancas do semiárido nordestino.

Vestibular UFERSA pelo SISU

A Universidade Federal Rural do Semiárido, como tantas outras universidades federais, também adotou o Sistema de Seleção Unificada – SISU para classificar os alunos interessados em ingressas na instituição em 2018. Para concorrer às vagas oferecidas, os candidatos precisam realizar a prova do Enem e se classificar para uma das vagas ofertadas.

De acordo com a determinação legal com relação à Lei de Cotas, desde o ano de 2013 a Universidade Federal Rural do Semiárido reserva 50% de suas vagas de graduação para alunos provindos de escolas públicas, contando também as cotas raciais e para candidatos com renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos.

Os alunos interessados em ingressar na UFERSA podem encontrar diversas informações no site da instituição, http://www.ufersa.edu.br , que sempre atualiza todas as notas a respeito do vestibular para 2018 ou das atividades da instituição.

Cursos UFERSA 2018

O Portal da UFERSA, no endereço indicado acima, estabelece os seguintes cursos para o ano letivo de 2018 na instituição, divididos entre seus diversos campi:

  • UFERSA Angicos: Ciência e Tecnologia, Computação, Computação e Informática, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Matemática, Sistemas de Informação;
  • UFERSA Caraúbas: Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Letras (Inglês/Libras);
  • UFERSA Mossoró: Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciência e Tecnologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Ecologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Energia, Engenharia de Pesca, Engenharia de Petróleo, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, licenciatura em Educação do Campo, Matemática, Mecanização Agrícola, Medicina Veterinária e Zootecnia;
  • UFERSA Pau dos Ferros: Ciência e Tecnologia.

A Universidade Federal Rural do Semiárido, além dos cursos presenciais, também oferece a modalidade de Ensino à Distância para alunos interessados. Atualmente, os cursos oferecidos são de Licenciatura em Computação, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, e Tecnologia em Gestão Pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *