Vestibular UFC 2018

Vestibular UFC 2018
5 (100%) 2 votes

A Universidade Federal do Ceará é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação, tendo nascido como resultado de um amplo movimento de opinião pública em 1954, sendo instalada em 1955.

No início, a Universidade Federal do Ceará era constituída pela Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia. Com sede em Fortaleza, a UFC tem atuação em todo o território do Estado, atendendo às diferentes escalas de exigências de ensino, com sete campi: Campus do Benfica, Campus do Pici e Campus do Porangabuçu, em Fortaleza, e Campus de Sobral, Campus de Quixadá, Campus de Crateús e Campus de Russas, no interior do Estado.

Vestibular UFC 2018

publicidade

A missão da Universidade Federal do Ceará é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores éticos, científicos, artísticos e culturais, tornando-se uma instituição estratégica para o desenvolvimento da região Nordeste.

A Universidade Federal do Ceará ministra cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão para atender às demandas de formação e estimular a pesquisa científica e tecnológica em todos os campos de conhecimento, com programas e projetos de extensão que permitem que o conhecimento produzido seja disponibilizado para a comunidade cearense.

Atualmente, a UFC oferece 119 cursos de graduação, sendo 110 presenciais e 9 à distância, além de 94 cursos de pós-graduação, sendo 41 mestrados acadêmicos, 7 mestrados profissionais e 36 doutorados. Além disso, também oferece mais de 700 ações de extensão, beneficiando milhares de pessoas no Ceará.

Em todos os seus campi, tanto em Fortaleza quanto no interior, a instituição de ensino atua no desenvolvimento socioeconômico de todas as regiões, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida da população, oferecendo também os cursos à distância, por meio do Instituto UFC Virtual. Nessa modalidade, são 7 cursos de licenciatura e 2 bacharelados, que potencializam o acesso ao ensino de qualidade, constituindo-se em uma via aberta para a democratização do saber.

Veja também: Saiba tudo sobre o Vestibular USP

Vestibular UFC em 2018

Os alunos interessados em ingressas na Universidade Federal do Ceará devem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, inscrever-se no site da instituição (http://www.ufc.br) e acompanhar as informações para concorrer a uma das vagas oferecidas para o ano letivo de 2018.

Desde 2012, a Universidade Federal do Ceará adotou a Lei de Cotas, destinando 50% das vagas ofertadas para graduação aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

publicidade

Vestibular UFC 2018

Vestibular UFC – Os Cursos

O vestibular da Universidade Federal do Ceará, desde 2010, adota o Sistema de Seleção Unificada, usando o Enem como critério de seleção para os novos alunos. Com a classificação obtida no Enem, os candidatos podem concorrer a uma vaga em qualquer um dos cursos ofertados pela instituição, distribuídos entre os campi da Universidade:

  • UFC Benfica: Biblioteconomia, Ciências Socias, História, Letras, Psicologia, Direito, Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Educação Física e Pedagogia.

  • UFC Pici: Ciências Biológicas, Computação, Estatística, Física, Geografia, Geologia, Matemática, Química, Agronomia, Economia Doméstica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Zootecnia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Teleinformática, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Quimíca, Bioteconologia, Engenharia de Petróleo, Engenharia Ambiental e Engenharia de Energias Renováveis.

  • UFC Porangabussu: Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Medicina, Oceanografia, Ciências Ambientais, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Educação Musical, Estilismo e Moda, Artes Cênicas, Cinema e Audiovisual, Gastronomia e Filosofia.

  • UFC Sobral: Ciências Econômicas, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Medicina, Odontologia, Psicologia e Finanças.

  • UFC Quixadá: Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Redes de Computadores.

  • UFC Juazeiro do Norte: Medicina; Administração; Administração Pública; Agronomia; Biblioteconomia; Engenharia Civil; Filosofia; Jornalismo; Design de Produtos; Engenharia de Materiais; licenciatura em Música.

Além desses cursos presenciais, a Universidade Federal do Ceará também está ofertando os cursos semi-presenciais, através do sistema de Educação à Distância: Administração, Administração Pública, Letras (Português), Letras (Inglês), Letras (Espanhol), Licenciatura em Matemática e Química.

4 comentários em “Vestibular UFC 2018

  • dezembro 15, 2015 a 7:57 pm
    Permalink

    quero muito cursar enfermagem na UFC…um sonho…

    Responder
  • março 28, 2016 a 12:48 pm
    Permalink

    Gostaria de saber se só pode entrar agora na UFC pelo enem ou sisu?

    Responder
  • fevereiro 16, 2017 a 5:54 pm
    Permalink

    Gostaria de estudar na UFC.Quando vai ter vestibular? Quero estudar historia.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *