Vestibular UFBA

Vestibular UFBA
5 (100%) 1 vote

A Universidade Federal da Bahia teve início em 18 de fevereiro de 1808, quando o Príncipe Regente Dom João VI instituiu em Salvador a Escola de Cirurgia da Bahia, que se tornou o primeiro curso universitário do Brasil. No mesmo século, a Escola de Cirurgia incorporou os cursos de Farmácia, em 1832; de Odontologia, em 1864; Academia de Belas Artes, em 1877; Direito, em 1891; e Politécnica, em 1896.

Tornando-se uma das mais tradicionais escolas de nível superior do Brasil, o centro de educação ainda teve a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1941.

Edgar Santos, um dos mais proeminentes educadores do Brasil, foi o fundador da Universidade Federal da Bahia e também o seu primeiro reitor, tornando-se um destaque na trajetória do ensino superior. Edgar Santos nasceu em Salvador, em 1894 e diplomou-se em medicina, fazendo especialização em São Paulo.

publicidade

Vestibular UFBA 2018

Ao retornar a Salvador, ingressou na cátedra de Patologia e Cirurgia e dirigiu a Faculdade de Medicina. Durante 15 anos de reitorado, de 1946 a 1961, liderou o processo de federalização da instituição de ensino e implantou uma infraestrutura física e de pessoal, tornando assim realidade o que esperava há muitos anos.

Durante seu primeiro ano de reitorado, a Universidade da Bahia teve sua constituição formal, passando a ser denominada Universidade Federal da Bahia em 1950, integrando as escolas isoladas e instituindo outros cursos. Durante seu reitorado, a UFBA cresceu e se fortaleceu nas artes, humanidades e saúde, tornando-se referência nacional em ensino superior.

Atualmente a UFBA já possui o Hospital Universitário, o Centro de Estudos Afro-Orientais e os campi do Canela, Federação e Ondina, além dos mais recentes, na Piedade e em Vitória da Conquista.

Vestibular UFBA 2018

Desde o ano de 2014 a UFBA adotou o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, para classificar os candidatos interessados em ingressar em seus cursos. De lá para cá, para concorrer a uma vaga na Universidade Federal da Bahia é preciso prestar a prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio e, em seguida, concorrer a uma das vagas ofertadas pela UFBA.

Estão fora do Sisu apenas os cursos de Artes Plásticas, Design, Licenciatura em Desenho e Plástica, Superior de Decoração, Direção Teatral, Interpretação Teatral, Licenciatura em Teatro, Canto, Composição e Regência, Instrumento, Licenciatura em Música e Música Popular, cursos em que os candidatos devem prestar o vestibular conforme estabelecido no site da UFBA, http://www.ufba.br.

publicidade

O vestibular da Universidade Federal da Bahia, como a maior parte das instituições, também cumpre a Lei de Cotas, determinando que 50% das vagas oferecidas pela escola todos os anos sejam dirigidas a candidatos que cursaram o ensino médio em sua totalidade nas escolas públicas.

As inscrições para o vestibular UFBA 2018 encerraram-se em junho, aguardando-se que os candidatos inscritos façam o exame do Enem e depois participem do processo seletivo para 2018.

Cursos UFBA

A Universidade Federal da Bahia estará oferecendo os seguintes cursos, em seus diversos campi de Salvador, no ano letivo de 2018:

  • UFBA Canela: Administração, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Visuais (bacharelado e licenciatura), Biblioteconomia e Documentação, Canto, Composição e Regência, Decoração, Desenho Industrial, Design do Objeto, Design de Interiores, Direito, Enfermagem, Fonoaudiologia, Instrumento, Medicina, Música, Música Popular, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Secretariado Executivo, Pedagogia.
  • UFBA Federação: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação de Processo, Engenharia de Produção, Engenharia de Minas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Filosofia, História, Museologia, Psicologia.
  • UFBA Ondina: Ciência da Computação, Comunicação e Cultura, Estatística, Farmácia, Gastronomia, Geofísica, Geografia, Geologia, Jornalismo, Letras Vernáculas, Língua Estrangeira Moderna, Português como Língua Estrangeira, Medicina Veterinária, Oceanografia.
  • UFBA Piedade: Ciências Contábeis, Ciências Econômicas.
  • UFBA Barreiras: Administração, Engenharia Sanitária e Ambiental, Geografia (licenciatura e bacharelado), Geologia, Química (licenciatura e bacharelado), Engenharia Civil, Matemática (licenciatura e bacharelado) e Biologia (licenciatura e bacharelado).
  • UFBA Vitória da Conquista: Biotecnologia, Biologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia.
publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *