Vestibular UFAL

Vestibular UFAL
Rate this post

A Universidade Federal de Alagoas – UFAL é uma instituição de ensino superior instalada em Maceió, capital de Alagoas, no Campus A.C. Simões e em dois campi no interior do Estado: Campus Arapiraca e unidades em Viçosa, Penedo e Palmeira dos Índios, e Campus do Sertão, com sede em Delmiro Gouveia e unidade em Santana do Ipanema.

A UFAL é a maior instituição pública de ensino superior do Estado de Alagoas e, em sua criação, reuniu as Faculdades de Direito, em 1933, de Medicina, em 1951, de Filosofia, em 1952, de Economia, em 1954, de Engenharia, em 1955 e de Odontologia, em 1957.

Vestibular UFAL 2018

publicidade

A presença da UFAL no Estado de Alagoas, representa hoje um importante vetor de crescimento e desenvolvimento do Estado, que está entre os mais pobres do país, através de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência. Ao mesmo tempo em que trabalha em prol da uniformização dos índices de desigualdade, criando condições para que os excluídos possam ser reinseridos na sociedade, a UFAL atua fortemente para manter uma qualidade de ensino dentro dos padrões das melhores universidades do país.

Recentemente, a UFAL enviou propostas ao Ministério da Educação para ampliar o número de vagas e cursos ofertados na modalidade de Educação à Distância, buscando propiciar meios de levar ao interior do Estado e, principalmente, a quem não tem meios de se locomover para as cidades maiores, oportunidade de frequentar um curso de nível superior e melhorar a sua qualidade de vida e a de seus familiares.

O documento enviado ao MEC propõe a criação de 2.685 novas vagas para cursos de graduação de bacharelado e licenciatura e especialização (pós-graduação latu sensu), distribuídas nos polos do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Maceió e em nove municípios do interior de Alagoas, além de cidades de polos na Bahia e no Ceará.

Vestibular UFAL 2018 – Como prestar

A Universidade Federal de Alagoas também adotou o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, para classificar os interessados em ingressas nos cursos oferecidos pela instituição. Para concorrer, portanto, os candidatos precisam fazer a prova do Enem e depois concorrer a uma das vagas ofertadas pela Universidade Federal de Alagoas.

Atendendo a Lei de Cotas, a UFAL também disponibiliza 50% das vagas oferecidas anualmente para os candidatos que tiverem cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

publicidade

Para acompanhar todas as informações sobre o vestibular 2018 da UFAL, os candidatos inscritos devem verificar o site na instituição, no endereço: http://www.ufal.br.

UFAL – Cursos Oferecidos

A Universidade Federal de Alagoas está oferecendo os seguintes cursos presenciais, em seus campi e nos polos de ensino:

  • UFAL Campus A.C. Simões: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biologia, Ciências das Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Relações Públicas, Dança, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Meteorologia, Musicam Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social, Teatro e Zootecnia;
  • UFAL Campus Arapiraca: Administração, Agronomia, Arquitetura, Biologia, Ciências da Computação, Educação Física, Enfermagem, Física, Matemática, Química e Zootecnia;
  • UFAL Campus do Sertão: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia, Letras (Português), Licenciatura em História e Geografia;
  • UFAL Palmeira dos Índios: Psicologia e Serviço Social.
  • UFAL Penado: Engenharia da Pesca e Turismo;
  • UFAL Santana do Ipanema: Ciências Econômicas e Ciências Contábeis;
  • UFAL Viçosa: Medicina Veterinária.

Além desses cursos de graduação, a UFAL também oferece pós-graduação e mestrado em diversas áreas, desenvolvendo também atividades de relevante importância junto aos municípios alagoanos para a formação e capacitação de professores do ensino fundamental, atendendo uma das mais sérias necessidade do Estado: a alfabetização.

A UFAL foi a primeira universidade do Nordeste credenciada pelo MEC para oferecer o curso à distância de Pedagogia e hoje já pode oferecer os cursos de Administração, Administração Pública, Matemática, Pedagogia, Geografia, Física, Letras (Espanhol), Ciências Sociais e Sistemas de Informação.

publicidade

3 comentários em “Vestibular UFAL

  • dezembro 9, 2015 a 8:05 pm
    Permalink

    Boa tarde!
    Gostaria de saber qual o prazo para me inscrever e prestar o vestibular 2016 e como posso fazer a inscrição. Se via internet, ou só pessoalmente, em algum setor da UFAL.
    Agradeço, se puderem me orientar a respeito.

    Responder
  • dezembro 17, 2016 a 11:15 pm
    Permalink

    Gostaria de saber quando começa as inscrições para vestibular a distância de pedagogia em 2017? E também se pode fazer vestibular a distância sem ter feito o ENEM?

    Responder
  • janeiro 4, 2017 a 8:43 pm
    Permalink

    gostaria de saber se vai haver ainda esse ano ,curso a distância,como faz para se escrever,se faz alguma prova ou so i

    scrição. agradeço…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *