Vestibular Recursos Humanos 2018

Vestibular Recursos Humanos 2018
5 (100%) 1 vote

A administração de Recursos Humanos é responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de planos de carreiras nas empresas, analisando estratégias institucionais e elaborando planos operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento dos empregados da empresa.

Vestibular Recursos Humanos 2018

A função do administrador de Recursos Humanos, além de gerenciar pessoas, deve integrar todos os setores de uma empresa, cabendo a ele a avaliação de necessidade de novos empregados, garantindo a viabilidade do processo produtivo empresarial, procedendo também ao manejo no quadro funcional. Desta maneira, o profissional de Recursos Humanos deve dominar as técnicas de gerenciamento de pessoal.

publicidade

Veja Também: Conheça mais sobre o curso e o vestibular de Letras 

As empresas podem organizar o setor de Recursos Humanos como melhor lhes convier, devendo sua organização atender às necessidades gerais da empresa. Assim, profissionais formados em Administração, Psicologia, Assistência Social, Pedagogia e até mesmo Direito podem exercer a função, desde que conhecendo profundamente a área de Recursos Humanos. A formação de tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos é a mais frequente no Brasil, não havendo ainda um curso específico de nível superior.

Vestibular Recursos Humanos – Sobre o Curso em 2018

O curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos de 2018 é considerado um curso superior de curta duração, tendo a proposta de ser mais prático e de corresponder a necessidades específicas do mercado de trabalho.

Para atuar na área de Recursos Humanos, além do curso de Tecnólogo, também é possível fazer qualquer outro curso voltado para Ciências Humanas, mas devendo ter conhecimento da área e de técnicas de administração. Fazer o curso de Tecnólogo de Recursos Humanos pode trazer vantagens e desvantagens, dependendo do ponto de vista do profissional.

Caso você tenha em mente exatamente essa profissão, o curso de Tecnólogo é a maneira mais rápida de se preparar e entrar no mercado de trabalho, podendo utilizar esta maneira para depois se formar em algum curso de nível superior mais prolongado.

Vestibular Recursos Humanos 2018 – Área de Atuação

A área de Recursos Humanos deve administrar e desenvolver os empregados de qualquer empresa, executando atividades como o recrutamento e a seleção de novos trabalhadores para vagas em aberto, fazer o acompanhamento funcional, com avaliações de desempenho, onde são indicados pontos fortes e fracos dos empregados, verificando o que precisa ser melhorado.

publicidade

Recursos Humanos também deve desenvolver atividades educacionais corporativas, visando a melhoria das equipes de trabalho e apoiando empregados em eventuais dificuldades de sua vida pessoal.

Entre suas responsabilidades está a elaboração e administração do Plano de Cargos e Salários, ocupando-se também do controle de folha de pagamento e da carteira de benefícios prestados aos empregados, como plano de saúde, auxílio doença, auxílio alimentação e outros.

Gestão de Recursos Humanos é uma atividade necessária em qualquer organização que tenha empregados trabalhando registrados, envolvendo a indústria, o comércio, empresas de setores públicos, entidades privadas, etc. Toda e qualquer organização tem a necessidade de administrar os processos relacionados aos empregados, desde o recrutamento até a demissão.

A formação de gestor tecnólogo de Recursos Humanos pode fazer isso em média em dois anos, especializando o profissional nas tarefas administrativas e comportamentais do setor de Recursos Humanos.

Vestibular Recursos Humanos 2018 – Mercado de trabalho

Um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas é a complexidade da legislação trabalhista, fato que obriga toda e qualquer empresa a manter em seu quadro funcional pelo menos um profissional responsável pelos cuidados com a área de Recursos Humanos.

Além disso, empresas de maior porte ou escritórios de consultoria também necessitam do profissional, que deve ser um profundo conhecedor da legislação trabalhista e estar sempre se atualizando com relação às alterações verificadas na legislação.

As áreas mais aquecidas de Recursos Humanos, em geral, são o Departamento Pessoal, que cuida da folha de pagamento, de benefícios, de cargos e salários, ou seja, envolve toda a parte administrativa e burocrática inerentes ao setor; a área de Recrutamento e Seleção, voltada para a contratação de novos empregados; e a área de Treinamento e Desenvolvimento, que se volta para o aperfeiçoamento das pessoas que compõem o quadro funcional das empresas.

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *