Vestibular para Nutrição 2018

Vestibular para Nutrição 2018
3 (60%) 2 votes

O profissional formado no Vestibular para Nutrição 2018, ou nutricionista, é o responsável direto pela relação do homem com o alimento, investigando e controlando o seu consumo para preservação da saúde.

Seu trabalho consiste em planejar, administrar e coordenar programas de alimentação e nutrição nas empresas, hospitais, restaurantes, hotéis, escolas, abrigos infantis,abrigos de idosos e clínicas de emagrecimento, entre outros estabelecimentos e órgãos.

Vestibular de Nutrição 2018

publicidade

Entre suas atividades podemos destacar a definição de cardápios e combinações de pratos, sugerindo e mantendo variedade e equilíbrio nas refeições, fazendo com que essas combinação possam suprir as necessidades nutricionais das pessoas, sejam clientes, hóspedes, ou pacientes. Também orienta e pode prescrever dietas individuais ou grupais, auxiliando na alimentação de pessoas com algumas carências ou doenças, como obesos, hipertensos, diabéticos, doentes renais ou hepáticos, enfim, criando a alimentação adequada para quem precisa de acompanhamento alimentar direcionado.

Para qualificar o seu trabalho, garantindo a qualidade dos produtos que serão consumidos, o profissional de Nutrição também deve selecionar fornecedores e controlar a matéria prima, supervisionando a preparação dos alimentos e tendo os devidos cuidados com a higiene, principalmente em processos de estocagem e cocção, além de verificar o estado de conservação dos ingredientes usados.

Veja Também: saiba mais sobre o vestibular de Turismo 2018

Vestibular para Nutrição – Mercado de Trabalho

A preocupação com a saúde das pessoas começa com os alimentos. As principais causas de doenças são provocadas por alimentação mal feita, ou com distúrbios alimentares que levam a disfunções que são consideradas atualmente doenças, como a obesidade.

O mundo todo está preocupado com a obesidade, que está em índices crescentes nos últimos anos. No Brasil, cerca de 20% da população pode ser considerada obesa, o que mostra a importância do nutricionista, fazendo com que a procura desse profissional também aumente.

O nutricionista encontra mercado de trabalho propício no segmento de alimentação coletiva, em empresas que precisam desenvolver cardápios para seus empregados, ou na indústria de alimentos, atuando diretamente com o desenvolvimento de novos produtos e no controle de qualidade.

Hospitais e secretarias de saúde são entidades que têm espaço para o nutricionista, principalmente em órgãos públicos que criam programas de saúde pública, além de clubes e academias de ginástica.

publicidade

Vestibular para Nutrição 2018 – Conheça o Curso

nutriO curso de Nutrição dura em média 4 anos. A maior parte das disciplinas do currículo básico é da área médica, estudando fisiologia, anatomia e bioquímica. Uma parte do curso é direcionada à formação profissional, tendo aulas teóricas e práticas sobre qualidade nutricional dos alimentos, educação e higiene alimentar, além de avaliação nutricional.

As aulas práticas ensina o futuro profissional técnicas de preparo e conservação de alimentos, investigando suas transformações durante o preparo.

Nos últimos anos, os estudos são voltados para patologia, farmacologia, dietoterapia e microbiologia dos alimentos.

No terceiro ano o estágio é obrigatório, devendo o aluno também preparar o trabalho de conclusão do curso.

Vestibular para Nutrição 2018 – Área de Atuação

Veja as áreas onde o nutricionista pode atuar em sua profissão:

  • Administração, supervisionando e gerenciando produção de alimentos, atuando em indústrias de alimentos, restaurantes comerciais ou de empresas, hospitais, escolas e creches, asilos e spas, empresas de serviço de bufê e hotéis, empresas de alimentos congelados, etc.;
  • Catering, elaborando cardápios para diversos segmentos;
  • Controle nutricional, criando cardápios balanceados para clientes específicos;
  • Desenvolvimento de produtos, pesquisando para a indústria de alimentos, fazendo testes culinários ou degustação; prestando consultoria para empresas do setor alimentício;
  • Gastronomia, controlando a qualidade da cozinha e a condição de higiene de restaurantes, além de elaborar cardápios;
  • Marketing, coordenando pesquisas de produtos, testes de receitas e serviços de atendimento ao consumidor;
  • Nutrição clínica, prescrevendo receitas e dietas a pacientes, adaptando a alimentação aos tratamentos prescritos por médicos;
  • Nutrição esportiva, elaborando e coordenando o acompanhamento nutricional de atletas e praticantes de atividades esportivas;
  • Saúde coletiva, realizando e coordenando atividades de alimentação e nutrição através de programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária;
  • Docência e pesquisa, atuando em atividades de ensino, extensão e pesquisa relacionada à alimentação e nutrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *