Vestibular para Enfermagem 2018

Vestibular para Enfermagem 2018
Rate this post

O Vestibular para Enfermagem 2018 visa passar o conhecimento da área para todos que conseguirem entrar no curso. Trabalhar como enfermeiro é ajudar a restabelecer e manter a saúde das pessoas necessitadas. Mais do que uma profissão, é uma vocação. Em parceria com médicos, nutricionistas e outros profissionais ligados à área da saúde, o enfermeiro é uma figura indispensável em clínicas, hospitais ou no atendimento domiciliar.

Vestibular de Enfermagem 2018

O enfermeiro é o profissional que mais se aproxima dos pacientes, nesses tempos em que vemos tanta falta de atendimento na área da saúde. Sua responsabilidade, no entanto, está além de simplesmente coletar dados sobre o estado de saúde de quem está cuidando ou definindo os trabalhos de uma equipe de auxiliares de enfermagem.

publicidade

Sua atuação pode ser no campo da saúde coletiva, apoiando comunidades, prevenindo doenças e fazendo trabalhos educativos com relação à saúde.

Atualmente, os enfermeiros são praticamente 60% dos profissionais ligados à área da saúde, sendo que mais de 80% está no setor privado. A demanda por profissionais dessa área é bastante grande: a OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda que haja um enfermeiro para cada 500 habitantes e o Brasil tem menos da metade, ou seja, menos de 1 enfermeiro para cada mil habitantes.

Veja Também: saiba tudo sobre o vestibular para Farmácia 2018

Vestibular para Enfermagem – Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho recebe anualmente uma grande quantidade de novos enfermeiros, o que torna a concorrência um pouco maior nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde estão os maiores empregadores.

A região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, no entanto, buscam cada vez mais enfermeiros credenciados, principalmente especializados em obstetrícia. Uma das áreas que mais procuram enfermeiros é a de saúde da família, podendo esses profissionais recém-formados encontrar boas chances através de concursos públicos.

A assistência domiciliar é um dos pontos fortes para a contratação de enfermeiros, principalmente em virtude do aumento da expectativa de vida, tornando necessário o atendimento aos idosos.

Outras áreas que sempre possuem demanda para enfermeiros são as clínicas particulares, escolas infantis, laboratórios de análise clínica, ambulatórios empresariais e hospitais, em geral.

Vestibular para Enfermagem 2018 – Conheça o Curso

O curso de Enfermagem em 2018, em nível superior, exige muito conhecimento em Ciências Biológicas, administração e fundamentos de sociologia e psicologia. O segundo ano tem matérias voltadas para atendimento a pacientes e cuidados com as enfermarias. A Licenciatura em Enfermagem também possui matérias voltadas para a educação.

publicidade

Embora a formação não exija estágio supervisionado, o formando deve apresentar um trabalho de conclusão do curso para ter direito ao certificado. Algumas faculdades formam enfermeiros especializados, como Obstetrícia e Saúde Pública. O curso tem duração média de 4 anos, na maior parte das faculdades.

Vestibular para Enfermagem 2018

Vestibular para Enfermagem – Área de Trabalho

  • Enfermagem Geral, comandando equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem para atendimento dos pacientes;
  • Enfermagem Geriátrica, no atendimento de idosos, doentes ou não, atendendo em domicílio, em clínicas, hospitais e casas de repouso;
  • Enfermagem Obstétrica, com atendimento a gestantes, parturientes e lactantes, fazendo acompanhamento pré-natal e realizando exames, prestando auxílio ao médico obstetra no parto e no pós-parto, além de planejamento familiar;
  • Enfermagem Médico cirúrgica, com apoio a médicos nos cuidados pré e pós-operatório, atuando em clínicas, hospitais e pronto socorros;
  • Enfermagem Psiquiátrica, com atendimento a pacientes com distúrbios mentais;
  • Enfermagem de Resgate, participando de equipes de salvamento;
  • Enfermagem de Saúde Pública, orientando a população sobre prevenção de doenças e promovendo a saúde coletiva, atendendo pacientes em hospitais, creches, centros de saúde e escolas, podendo também capacitar e formar agentes de saúde;
  • Enfermagem do Trabalho, prestando serviços em empresas e acompanhando o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional;
  • Ensino, orientando projetos de pesquisa e ministrando aulas práticas e teóricas;
  • Sistema de Qualidade, com administração e controle de atividades voltadas a projetos multidisciplinares, como abertura de ala hospitalar ou implementação de novos protocolos em clínicas e hospitais;
  • Pesquisa Clínica, coordenando, implementando e planejando projetos de pesquisas clínicas, como por exemplo o desenvolvimento de drogas e promovendo estudos epidemiológicos, em hospitais, institutos de pesquisas e universidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *