Vestibular para Ciências da Computação 2018

Vestibular para Ciências da Computação 2018
Rate this post

O profissional formado no Vestibular para Ciências da Computação 2018 é responsável pela elaboração de programas de informática, analisando as necessidades dos usuários e desenvolvendo softwares e aplicativos segundo essas necessidades.

Sua atuação também pode ser no gerenciamento de equipes de criação e de instalação de sistemas de computação, além de criar ferramentas diversas para a informática, desde programas básicos, como os comumente usados por empresas de pequeno e médio porte, até os mais complexos sistemas de processamento de informação.

Vestibular Ciência da Computação 2018

publicidade

Nos tempos atuais, o profissional de Ciências da Computação torna-se essencial em todos os setores, sejam econômicos, políticos ou sociais, mantendo redes de computadores em funcionamento e assegurando completa conexão com a internet.

Sua atuação em indústrias e institutos de pesquisa volta-se para a implantação de bancos de dados e instalação de sistemas de segurança para operações de mercado feitas através da rede própria ou da internet.

Diferenças entre formações: Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação

Para o aluno candidato aos cursos de computação, é importante conhecer as diferenças básicas entre os diversos cursos oferecidos e sua formação final. Confunde-se muito essas três áreas, cada uma trabalhando com um aspecto distinto da computação:

  • Ciências da Computação aplica-se ao desenvolvimento de softwares e segurança;
  • Engenharia da Computação volta-se para a criação de sistemas que integram hardware e software;
  • Sistemas de Informação é aplicado ao especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados.

Vestibular para Ciências da Computação 2018 – Mercado de Trabalho

A área de Tecnologia da Informação sempre está precisando de novos profissionais. Segundo estimativas, o mercado brasileiro tem uma carência de 7 mil profissionais por ano, tornando-o um mercado promissor, embora bastante seletivo, já que exige qualidade e conhecimento. O mercado oferece vagas tanto em sistemas de informação quando em desenvolvimento de softwares e aplicativos, além de telefonia móvel e jogos para computadores.

O profissional de Ciências da Computação também pode se dedicar à análise de problemas e soluções, como gerenciamento de dados em instituições financeiras, informatização de folha de pagamento, gerenciamento financeiro e contábil, etc.

A maior parte das empresas que procuram profissionais da área encontram-se na Região Sudeste, havendo também excelentes oportunidades na Região Sul e Nordeste (em Recife, principalmente, onde a demanda é aquecida pela presença de mais de 200 empresas de TI do Porto Digital), e em Brasília, no setor público.

publicidade

 Vestibular para Ciências da Computação 2018

Curso de Ciências da Computação 2018

O curso de Ciências da Computação em 2018 exige facilidade para raciocínios abstratos e para envolvimento com cálculos. As disciplinas básicas incluem Matemática, Eletricidade e Fundamentos da Computação. Entre as atividades o aluno precisa estar preparado para aquelas que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão.

Matérias optativas envolvem princípios de interação homem-computador e informação, comunicação e a sociedade do conhecimento. A maior parte dos cursos também inclui disciplinas de administração e empreendedorismo. Não se exige estágio ao final do curso, apenas a monografia, ou trabalho de conclusão do curso. O curso de Ciências da Computação dura, em média, 4 anos.

Duas instituições de ensino superior oferecem bacharelados interdisciplinares em TI: a UFOPA, em Santarém, no Pará, e a UFRN, em Natal, no Rio Grande do Norte.

A UFOPA tem o curso com 3 anos de formação básica, podendo o estudante optar por outro curso de bacharelado, como Ciência da Computação ou Engenharia de Controle e Automação, com 2 anos de duração, obtendo assim um diploma adicional.

N UFRN, o curso também tem 3 anos de duração e, após se diplomar como bacharel interdisciplinar, o aluno pode obter outra graduação em Ciências da Computação ou em Engenharia de Software, ambos com dois anos de duração.

Vestibular para Ciências da Computação – Área de Atuação

O profissional formado no Vestibular para Ciências da Computação de 2018 pode atuar em:

  • Banco de dados, criando programas de computador para organizar, classificar e fazer a indexação de informações;
  • Desenvolvimento de softwares e aplicativos, elaborando programas e jogos de computador;
  • Marketing e vendas, divulgando e vendendo softwares e hardwares, analisando e planejando novos produtos;
  • Suporte, assessorando usuários na compra de equipamentos e programas e fazendo manutenção de sistemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *