Vestibular Arquitetura e Urbanismo 2018

Vestibular Arquitetura e Urbanismo 2018
5 (100%) 1 vote

O profissional formado em Arquitetura e Urbanismo deve estar apto a desenvolver os mais diversos projetos arquitetônicos, devendo ser uma pessoa bastante criativa, já que nesta qualidade é que está o alicerce para sua carreira.

Juntamente com o engenheiro, o arquiteto precisa acompanhar a construção e gerenciar os custos e a mão de obra em seu trabalho, buscando as melhores formas de elaborar seus projetos de Arquitetura gerando o mínimo possível de custos e utilizando os melhores materiais, de forma sustentável.

Vestibular Arquitetura e Urbanismo 2018

publicidade

Para quem deseja se formar em Arquitetura e Urbanismo, é preciso saber que a profissão exige muito mais do que a habilidade em desenho. Em primeiro lugar, Matemática e Física são os carros-chefes do curso e o estudante precisa ter domínio sobre ambas, embora não tanto quanto no curso de Engenharia.

O profissional de Arquitetura e Urbanismo torna-se habilitado tecnicamente para projetar desde uma simples residência até estruturas de edifícios, não havendo restrições para sua atuação no mercado imobiliário.

Disciplinas como Conforto Ambiental, Instalações Prediais – Elétricas e Hidráulicas também são exigidas no curso, bem como os cuidados com o meio ambiente e a sustentabilidade, principalmente nos tempos atuais, com tanta legislação a ser obedecida sobre conservação ambiental.

Veja Também: Saiba mais sobre o curso de Ciências Contábeis

Uma matéria importante para o curso é História, que ocupa pelo menos 3 anos com matérias sobre a História da Arte, História da Arquitetura, História das Cidades e do Urbanismo, no Brasil e no mundo.

Todo esse conhecimento é necessário, uma vez que a arquitetura sempre foi o reflexo da cultura e dos valores sociopolíticos e econômicos de qualquer civilização desde os primórdios da história humana.

Assim, o profissional de Arquitetura e Urbanismo deve entender essa relação indissociável e buscar saber como essa condição se repete através dos tempos.

Em Arquitetura e Urbanismo, tudo está interligado. Ao se discutir sobre cidade e urbanismo é preciso conhecer a Geografia Urbana; ao se falar sobre Paisagismo é preciso entender de Biologia e Botânica, conhecendo também as espécies vegetais; quando se projeta a construção de uma cidade ideal para seus habitantes é preciso conhecer Filosofia, Sociologia e Relações Humanas.

Vestibular para Arquitetura e Urbanismo 2018

Uma grande parte das faculdades que ministram o curso de Arquitetura e Urbanismo exigem provas específicas para testar as habilidades do candidato com relação a raciocínio espacial, avaliando se ele tem habilidades voltadas para a representação gráfica de espaços e se consegue, através das formas, criar soluções interessantes.

Essas habilidades podem ser naturais ou não, podendo ser desenvolvidas através de estudo e experiência. Para isso, é interessante buscar cursos não ligados ao sistema oficial de ensino, oferecidos por entidades privadas para preparar o aluno para o vestibular.

Conhecimento de desenho é um dos que podem facilitar o ingresso na profissão, podendo também ser desenvolvido em cursos de capacitação.

Vestibular Arquitetura e Urbanismo 2018 – Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para a Arquitetura e Urbanismo acompanha o ritmo do mercado imobiliário. Aliás, é ele o principal mercado para o arquiteto. Como a construção civil é diretamente afetada pela política de investimentos dos órgãos governamentais, principalmente em obras de infraestrutura e habitação, o mercado imobiliário, dependente disso, também oscila.

No entanto, o mercado de trabalho também oferece vagas em projetos urbanísticos e paisagísticos, principalmente nas grandes construtoras e incorporadoras de imóveis.

Vestibular Arquitetura e Urbanismo 2018 – Como é o Curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo tanto apresenta matérias ligadas às ciências exatas como às ciências sociais. As matérias básicas são: Desenho de Arquitetura, Informática na Arquitetura, Matemática para Arquitetura, Física, Linguagens Visuais e Sistemas Estruturais, entre outras.

Para obtenção do certificado de conclusão o estudante de Arquitetura e Urbanismo precisa fazer estágio e um TCC – Trabalho de Conclusão do Curso. A duração média do curso é de 5 anos.

O profissional de Arquitetura e Urbanismo pode se especializar, após o curso, em áreas como Arquitetura de Interiores, Comunicação Visual, Paisagismo e Ambiente, Edificação e Construção, Restauro de Edifícios, Urbanismo e Luminotécnica, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *