Vestibular de Turismo 2018

Vestibular de Turismo 2018
5 (100%) 1 vote

O profissional formado no Vestibular de Turismo 2018 faz o planejamento, a organização, promoção e divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e de negócios, elaborando roteiros, acompanhando turistas, organizando feiras, congressos e exposições.

Vestibular de Turismo 2018

Também atua em agências, operadoras de turismo e sites turísticos, com venda de passagens e reservas em hotéis. Pode ainda gerenciar hotéis, empresas de eventos e empreendimentos de lazer e parques temáticos.

publicidade

Em órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando atrações locais. O ingresso na carreira pode ser com a formação de tecnólogo.

Vestibular de Turismo – Mercado de Trabalho

As melhores opções para o bacharel em Turismo estão no turismo doméstico. Com a alta do dólar e a tendência de sua permanência acima dos 3,50 reais, o mercado de trabalho abre-se para o turismo interno, principalmente em agências que administram cruzeiros marítimos ou em secretarias municipais ou estaduais, assessorando políticas públicas de incremento ao turismo regional.

No mercado de trabalho o único problema enfrentado pelo bacharel em Turismo é a baixa remuneração, principalmente quando está começando sua carreira. É preciso também o conhecimento de que o cotidiano do bacharel em Turismo não é calmo: além de precisar estar disponível para os turistas o tempo todo, precisa permanecer longas horas em pé.

Com relação ao mercado de trabalho, o tecnólogo sente algumas vantagens, principalmente por sua formação mais rápida e mais prática. Com o tempo e a experiência, a diferença salarial, que está atualmente entre 20 e 30% pode ter incremento.

Veja Também: saiba mais sobre o Vestibular de Ciências da Computação 2018

Vestibular de Turismo 2018 – Conheça o Curso

Vestibular de Turismo de 2018Ao procurar o vestibular de Turismo 2018 em instituições de ensino superior é preciso ter atenção ao conteúdo programático do curso. Algumas faculdades dão mais ênfase à administração e outras a setores específicos, como hotelaria e meio ambiente. Grande parte dos cursos, no entanto, é semelhando, fornecendo fundamentos de administração, contabilidade e marketing, além de disciplinas de formação da área de Humanas, como História, Geografia e Português.

publicidade

Matérias como Planejamento Turístico e práticas de organização de passeios e eventos, que são mas específicas, coupam boa parte do curso. O estágio do curso, que tem duração média de 4 anos, é exigido a partir do terceiro ano.

O curso de tecnologia em Turismo, por seu turno, forma profissionais para trabalhar em áreas específicas, como reservas de companhias aéreas e de agências de viagens, organização de eventos ou turismo receptivo.

Matérias de administração, cultura, geografia e meio ambiente sempre constam da grade curricular, seja no curso de tecnólogo ou de bacharel. O curso de tecnólogo tem a duração de dois anos, não exigindo estágio ao final.

Vestibular de Turismo 2018 – Área de Atuação

O leque para encontrar trabalho na área de Turismo é bastante amplo, envolvendo diversos ramos de atividades:

  • Agências de viagens, organizando roteiros turísticos e apresentando-os aos clientes, informando sobre transporte, opções de hospedagem, atrações dos locais que serão visitados, além de emitir passagens, reservar vagas em hotéis e restaurantes e providenciar ingressos para espetáculos;
  • Alimentos e bebidas, atuando em restaurantes, casas noturnas e hotéis, trabalhando em gestão e operacionalização de eventos;
  • Ecoturismo, organizando roteiros ecológicos;
  • Eventos, organizando, desenvolvendo e apresentando eventos de negócios e de lazer;
  • Hotelaria, administrando hotéis e supervisionando serviços oferecidos aos hóspedes, negociando com fornecedores, auxiliando no planejamento da montagem e na organização de novos empreendimentos da hotelaria.
  • Marketing, desenvolvendo análises de mercado, buscando estratégias para atendimento de clientes, captando novos e mantendo os antigos fiéis; criando projetos de divulgação de regiões turísticas, atraindo visitantes e investimentos;
  • Planejamento, identificando o potencial turístico e elaborando estratégias de exploração turística em um município, cidade ou região; analisando o impacto do turismo sobre o meio ambiente e a cultura local e estimulando a preservação ambiental, além de manter o desenvolvimento sustentável da região explorada;
  • Transporte, atuando na coordenação e supervisão de serviços de empresas de transporte, sejam aéreas, marítimas, rodoviárias ou ferroviárias;
  • Turismo de negócios, organizando viagens e eventos para profissionais, como congressos, feiras e convenções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *