Vestibular de Relações Internacionais 2018

Vestibular de Relações Internacionais 2018
5 (100%) 1 vote

O bacharel em Relações Internacionais promove a condução das relações entre povos de países diferentes, entre as próprias nações e entre empresas internacionais, nas áreas política, econômica, social, militar, cultural, comercial e do direito.

O curso de Relações Internacionais proporciona ao estudante uma formação humanística, crítica e abrangente, podendo o bacharel entender, refletir e atuar sobre os principais fenômenos da política internacional, além de investigar mercados e a situação política das nações, avaliando as possibilidades de negócios e aconselhando investimentos no exterior.

Vestibular de Relações Internacionais 2018

publicidade

O curso ainda ajuda a promover entendimentos entre empresas e governos de diferentes países, abrindo caminho para exportações, importações e acordos bilaterais ou multilaterais. A globalização da economia, nos últimos anos, também tem ampliado o campo de atuação do profissional em Relações Internacionais, abrindo espaço para trabalhar em ministérios, embaixadas e organizações não governamentais.

Confira Também: saiba tudo sobre o Vestibular de Marketing 2018

O graduado em Relações Internacionais tornam-se aptos a analisar as dinâmicas das relações internacionais em suas diversas esferas, atuando profissionalmente tanto na esfera governamental e em suas diversas agências, quanto em grandes empresas de projeção internacional, em entidades setoriais e em organizações da sociedade civil.

Relações Internacionais ou Comércio Exterior?

Embora atualmente as funções possam ser confundidas ou mimetizadas, o profissional de Relações Internacionais é mais preparado para conduzir as relações entre as nações e as empresas, promovendo o entendimento para facilitar acordos políticos, militares, econômicos ou culturais. O profissional de Comércio Exterior, por seu turno, tem como ocupação principal o intercâmbio comercial entre nações, principalmente entre as relações de compra e venda entre empresas de países distintos.

Vestibular de Relações Internacionais

Vestibular de Relações Internacionais 2018 – Mercado de Trabalho

Como já dissemos anteriormente, a globalização deu grande impulso ao profissional formado em Relações Internacionais. A globalização cria a conexão entre as atividades produtivas e econômicas de todas as nações e, para as empresas que trabalham com relações internacionais, a presença de um profissional da área significa poder competir em mercados estrangeiros, aproveitando as melhores oportunidades para colocação de seus produtos.

O profissional de Relações Internacionais é preparado para analisar essas oportunidades e encaminhar as negociações. Para esse profissional, o mercado está aberto na área privada, em bancos, câmaras de comércio e associações setoriais.

publicidade

Vestibular de Relações Internacionais2

Nos bancos, ele é requisitado por áreas distintas, desde Recurso Humanos até o setor de Seguros; no setor público, sua atuação está na assessoria de ministérios e agências, em secretarias estaduais, municipais, em consulados e outras representações estrangeiras.

Organizações não governamentais nos grandes centros urbanos também têm procurado profissionais para atuar na elaboração de projetos de intervenção no debate público.

A oferta para o profissional de Relações Internacionais é maior na região Sudeste e em Brasília, mas outras regiões também estão se abrindo para a área.

Curso de Relações Internacionais

O conteúdo programático do curso de Relações Internacionais tem três grandes áreas: política, direito e economia. O estudante aprende sobre o papel das organizações internacionais e a integração regional e, em aulas práticas, os alunos simulam negociações políticas, empresariais, comerciais e diplomáticas.

Vestibular de Relações Internacionais 2018

O curso exige muito gosto pela leitura e domínio de mais de um idioma estrangeiro. Além disso, na maior parte das instituições, é exigido um estágio em empresas ou instituições públicas ou privadas que tenham atuação internacional. No final do curso, que tem duração média de 4 anos, o aluno deve apresentar um trabalho de conclusão de curso.

Algumas instituições também possuem enfoques específicos para o curso, como negócios e marketing, negócios internacionais, comércio exterior, integração e defesa e gestão estratégica.

Vestibular de Relações Internacionais 2018 – Área de Atuação

São três as principais áreas onde o bacharel de Relações Internacionais pode trabalhar:

  • Agências governamentais, planejando ações do governo federal, estaduais e municipais, nos setores político, econômico, comercial, social e cultural;
  • Em órgãos governamentais, empresas privadas e ONGs, participando da elaboração de programas de cooperação com outras nações, coletando dados e elaborando relatórios sobre a conjuntura internacional;
  • No comércio exterior, identificando oportunidades de comércio e intermediando a importação e exportação de produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *