Vestibular de Direito para 2018

Vestibular de Direito para 2018
5 (100%) 1 vote

O advogado tem como arma para defender os interesses de seus clientes as leis, atuando em defesa de pessoas ou de empresas, como seu representante contra os interesses de terceiros, nos tribunais. Podem atuar em todos os campos do direito, seja ele constitucional ou administrativo, tributário ou comercial, civil ou trabalhista, eleitoral ou penal.

Advogados podem trabalhar em escritórios particulares, departamento jurídicos de empresas, públicas ou privadas, ou mesmo seguir um carreira pública, prestando concurso público para atuar como juiz, como promotor de justiça, como procurador, defensor público e até delegado de polícia.

Vestibular de Direito 2018

publicidade

Para ser um advogado é essencial que o estudante tenha prazer pela leitura, boa memória e excelente capacidade de reflexão e de associação de ideias. Isso é necessário par que faça uma boa argumentação e boas negociações em favor do cliente. Também é necessário que tenham domínio do idioma português, já que a correta comunicação é essencial em suas atividades, precisa ter muita autoconfiança, excelente autocontrole e capacidade de análise, de convencimento, de síntese e de investigação, precisando saber agir sob pressão e ter queda para a pesquisa e pelos estudos.

Formação para Advogados – Vestibular de Direito para 2018

O advogado precisa fazer o curso superior de Direito, que tem duração de 4 ou 5 anos, dependendo da faculdade escolhida, devendo fazer o estágio para ter direito ao diploma. Com essas exigências cumpridas, o advogado ainda precisa fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, para poder exercer a profissão.

As matérias estudadas pelo advogado são voltadas para filosofia, lógica, política e economia, necessitando também ter bom domínio de informática para sua profissão, principalmente com conhecimentos de internet, atualmente a melhor ferramenta para pesquisa sobre legislação brasileira e internacional e sobre jurisprudência.

publicidade

Áreas de Atuação para Advogados

  • O advogado pode atuar na Advocacia Pública, representando interesses da União, dos Estados e Município, defendendo a legalidade dos seus atos, ou defendendo cidadão que não podem arcar com as custos de processos.
  • O advogado ainda pode atuar na representação de empresas, instituições ou pessoas físicas, agindo em processos ou contratos que envolvam seus clientes, sejam eles réus ou vítimas, ou mesmo simples interessados.
  • Outra área de atuação do advogado é o Direito Administrativo, onde pode aplicar as normas e legislações específicas para regular as atividades do setor público, de empresas estatais, de autarquias ou fundações públicas, na relação dessas com as empresas privadas e cidadãos comuns.
  • O Direito Civil é mais uma das áreas para o advogado, sendo muito ampla, dividindo-se em Direito das Coisas, Direito de Família e Direito das Obrigações.
  • No Direito Ambiental, o advogado pode trabalhar em organizações não governamentais ou empresas públicas e privadas, atuando em questões que envolvam o homem com o meio ambiente, preservando o meio ambiente.
  • Na área de Direito Comercial, o advogado atua na intermediação das relações jurídicas que se referem ao comércio, com a abertura, funcionamento e encerramento de empresas.
  • O Direito do Consumidor é uma área que exige do advogado atuação nas relações jurídicas que envolvam qualquer relação de consumo, preservando os direitos dos consumidores diante de empresas que fornecem bens e serviços.
  • No Direito de Propriedade Intelectual o advogado pode atuar com os direitos autorais, protegendo os autores de plágio, falsificação ou roubo de obras.
  • O Direito Penal ou Criminal leva o advogado a preparar e apresentar defesa ou acusação em juízo de ações que envolvam crimes ou contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas.
  • O Direito Tributário é a área que envolve a aplicação de normas que regulam a arrecadação de impostos e taxas, as obrigações fiscais e tributárias.
  • No Direito Trabalhista ou Previdenciário o advogado representa pessoas físicas e jurídicas em disputas referentes à relação entre empregador e empregado nas causas ligadas ao contrato de trabalho, à previdência social e a ações sindicais.

Mercado de trabalho Advogados

Para quem se dedica à profissão com afinco o mercado de trabalho oferece excelentes opções para o advogado, tendo um amplo leque de opções, depois de ser aprovado no exame da OAB.

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *