Vestibular Ciências Contábeis 2018

Vestibular Ciências Contábeis 2018
5 (100%) 1 vote

Ciências Contábeis é uma área que cresce continuamente no mundo todo. Apenas no Brasil, conforme o Conselho Federal de Contabilidade, existem quase 500 mil profissionais registrados, com mais de 80 mil escritórios.

As regiões Sudeste e Sul são as que mais concentram contadores, seguidas, pela ordem, pelas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Nos últimos anos, a demanda tem crescido, aumentando também o número de faculdades que oferecem o curso, sendo mais de mil e duzentas delas, sem no entanto dar conta de suprir a deficiência de profissionais.

Veja Também: Saiba mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo

publicidade

A contabilidade cuida do movimento financeiro das empresas, através do registro e do controle de receitas e despesas, apurando o lucro obtido em cada período. O contador tem entre suas obrigações coordenar e controlar os registros para dar a correta visão do patrimônio empresarial, interpretando evento econômicos e fornecendo informações à diretoria e aos acionistas para que sejam tomadas as decisões mais acertadas para conduzir o negócio.

Vestibular Ciências Contábeis 2018

Além disso, o contador também é o responsável pelo recolhimento de tributos e Judá a traçar planos de investimento das empresas, atuando também em auditorias e perícias contábeis. A carreira exige que o contador seja registrado no Conselho Regional de Contabilidade do seu Estado ou domicílio.

A profissão de contador exige ética, diligência e honestidade. O contador é o único profissional que tem acesso às informações privilegiadas de qualquer organização, sendo essencial que mantenha o sigilo sobre elas, mantendo, dessa forma, um quadro de confiança e respeito dentro das empresas.

Para o contador é exigido que goste de cálculos matemáticos, que seja organizado, tenha ética e também gostar muito de leitura para acompanhar o andamento da legislação de sua área. Precisa ter atenção a detalhes e uma visão dimensionada, com bom planejamento de trabalho, postura crítica e segurança diante de problemas, necessitando ser flexível na condução de usas atividades.

Vestibular Ciências Contábeis 2018 – Mercado de Trabalho

O Brasil adota as Normas Internacionais de Contabilidade desde 2010 e essa mudança ainda traz efeitos positivos para o mercado de trabalho, principalmente em escritórios e empresas de consultoria, além de empresas que contratam diretamente o profissional para atuar em seus quadros.

publicidade

O setor público também sempre tem ofertas para os contadores, valorizando principalmente os profissionais com visão gerencial e que tenham condições de acompanhar a definição de estratégias governamentais.

Há oportunidade para contador em qualquer região do país, sendo que as maiores chances, com salários mais altos, estão nas grandes capitais e nas cidades de médio porte do interior, incluindo desde empresas até instituições financeiras.

Vestibular Ciências Contábeis 2018 – Sobre o Curso

No primeiro ano do curso de Ciências Contábeis o estudante tem disciplinas básicas, como Sociologia, Português, Economia, Direito e Administração. Depois serão as disciplinas voltadas para a formação técnica e gerencial, como Teoria da Contabilidade, Planejamento e Contabilidade Financeiras, além de aulas de Legislação Comercial, Direito e Planejamento Tributário. O terceiro e o quarto ano são dedicados às aulas de auditoria e perícia.

O estágio não é obrigatório para exercer a função, mas as faculdades sempre exigem uma monografia para a conclusão do curso. Algumas faculdades possuem o curso de Ciências Contábeis com ênfase em determinadas áreas, como informática e controladorias. O curso dura, em média, 4 anos.

Vestibular Ciências Contábeis – Áreas de Atuação

O contador pode atuar em auditoria, fiscalizando as contas de empresas e órgãos públicos, conferindo registros em livros e dados de balanços. Também pode atuar na contabilidade ambiental, fazendo o controle e o planejamento de gastos com o meio ambiente, avaliando o desempenho ambiental das empresas.

Na contabilidade gerencial, o contador atua registrando e analisando operações financeiras e patrimoniais das empresas, acompanhando as transações financeiras efetuadas pela organização e, no controle e perícia, pode coordenar operações financeiras e fiscais, seja de empresas públicas e privadas.

O contador pode ainda atuar na área de educação, ministrando aulas em cursos técnicos e no treinamento de empregados de empresas da área contábil. A função de magistério, no entanto, exige que o contador tenha pós-graduação.

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *